segunda-feira, 15 de novembro de 2010


  • No sábado p.p. (06/11/2010), o comandante da Guarda Civil Municipal, Antonio Candido Rosa, em companhia do vereador Dinho Morelli (PPS) e dos guardas civis Érico e Gaspar, participaram do Primeiro Encontro de Guardas Civis Municipais do Estado de São Paulo.
  • O evento foi realizado na cidade de São Paulo, no auditório do Sindicato dos Motoristas, com a presença de mais de 50 municípios empenhados em somar esforços na área de segurança pública e evidentemente garantir o bem estar da sociedade. Neste aspecto foram discutidas as ações políticas na área de segurança pública, a situação das guardas municipais no Brasil, a integração dos serviços de segurança pública e as responsabilidades dos municípios, bem como as ações formativas para as GCMs como fator de crescimento institucional. 
  • Desta forma, o evento foi abrilhantado com os ilustres palestrantes: Deputado Arnaldo Faria de Sá, um dos fundadores da Frente Parlamentar em Defesa da Previdência Pública; Prof. Jardim Lopes Roseira, presidente da Seção Regional de São Paulo do IPA, policial civil aposentado, professor nos cursos de formação na Academia de Polícia do Estado de São Paulo; Prof. João A. dos Santos, especialista, pesquisador e coordenador do Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos, professor da Escola de Comando da Guarda Civil Municipal de São Paulo pela Escola Superior de Direito Constitucional - LAMY/ESDC.
  • O objetivo deste encontro foi elaborar proposta para que o Congresso Nacional regulamente com urgência a situação das Guardas Civis Municipais, que aliás já está previsto na Constituição Federal, desde sua promulgação em 1988.
  • No final deste encontro foi lançado um livro de autoria dos próprios guardas civis com o título "Guarda Municipal e Segurança Pública: Reflexos para um novo amanhã".


Antonio Candido Rosa - CMT

Nenhum comentário:

Postar um comentário